Manta asfáltica – Entenda mais com a Graal Engenharia

As construções em geral dependem de diversos detalhes para que possam manter-se firmes e fortes, sem gerar nenhum contratempo. A etapa da impermeabilização é uma das que integram a reta final e uma das opções de fazê-la é utilizando a manta asfáltica.

A manta asfáltica é muito utilizada no país e confere uma ampla funcionalidade no setor da construção civil. Para que você entenda mais sobre esse assunto, nós, da Graal Engenharia, apresentamos as explicações abaixo. Acompanhe conosco e boa leitura!

Uma manta asfáltica é utilizada, principalmente, para a impermeabilização de superfícies como telhas e telhados. Este material é muito eficaz na proteção contra a entrada de água, o que pode causar problemas estruturais.

O resultado da utilização da manta asfáltica é a boa resistência à tração e possíveis furos. Isso sem falar em situações como a própria quebra de impermeabilização.

Esse material é composto por três sedimentos. Essas camadas são conhecidas como:

  1. Superior –  A camada superior é composta de asfalto.
  2. Intermediária – Camada intermediária: composta por feltro, base de poliéster ou mesmo de fibra de vidro.
  3. Inferior – Já a camada inferior é feita de laminado de polietileno.

Uma manta asfáltica necessita ser espalhada na superfície à prova d’água e depois aquecida com um ferro de solda para derreter as camadas e criar uma barreira à água. Além disso, uma manta asfáltica conta com uma excelente resistência ao calor e fadiga térmica. 

Agora que você já sabe como utilizar uma manta asfáltica, conheça mais materiais referentes a esse material. Continue conosco!

A manta asfáltica aderida é aplicada de maneira adesiva. Ou seja, no asfalto ou com a utilização de um maçarico. Assim, na hora de aderir ao asfalto, a manta é colada na superfície. Ao usar o queimador, a chama direciona o aquecimento para que a tampa adira à superfície impermeável. Portanto, as áreas comuns de uso são telhas externas, telhados, pisos térreos, varandas e até piscinas. 

No caso da manta asfáltica poliéster, esta possui uma mistura de polímeros especiais com uma modificação física do asfalto. Assim sendo, essa combinação de materiais apresenta boa aderência, durabilidade e resistência. Pode ser aplicada em ambientes frios como cozinhas, áreas de serviço, banheiros e pequenos azulejos. Além disso, pode ser utilizada em muros de contenção, caixas d’água, piscinas e estacionamentos.

Já a manta asfáltica de alumínio pode ser considerada “autodefesa” porque possui uma chapa de alumínio em sua superfície. Portanto, a capa pode fornecer proteção contra umidade e até temperatura no ponto de uso. Pode ser utilizada em toldos, telhados em geral, calhas, juntas de dilatação, entre outros.

Há também a de ardósia, onde os grãos de ardósia formam a camada autoprotetora. Por isso, costuma ser utilizado em locais onde não haverá circulação, como áreas com tetos inclinados, como abóbadas e cúpulas.

Por último, não menos importante, a manta asfáltica de polietileno além de ajudar a reduzir, pode contribuir com a diminuição até mesmo das temperaturas. Isso significa que fornece proteção na finalização do processo. É composto à base de asfalto modificado com polímeros e estruturado com polietileno. Deste modo, pode ser utilizada em piscinas, áreas onde haja circulação, assim como demais superfícies frias.

Agora que você sabe mais sobre a manta asfáltica, pode escolher melhor qual utilizar em seu projeto, assim como terá mais discernimento em ter o conhecimento de qual delas foi aplicada onde possa estar!

Gostou deste conteúdo?

Aproveite para assinar a nossa newsletter para ficar por dentro das novidades do setor de empreendimentos imobiliários!

Equipe Graal Engenharia


Referências:

https://www.instagram.com/p/CpNNVeqtZrB/

https://impertan.com.br/manta-asfaltica-para-que-serve/

Graal Engenharia

Graal Engenharia

COMPARTILHE:

Veja também