O mercado imobiliário é considerado o termômetro da economia. Isso porque ele utiliza-se de insumos de diferentes setores, como metalúrgicas, olarias e vários outros segmentos. Dessa forma, quando os demais ramos da economia passam por alguma alteração, ele acaba sendo impactado também.
Assim sendo, nos últimos meses, com os efeitos causados pela pandemia, muitas mudanças ocorreram em diferentes áreas. No setor de imóveis não foi diferente. No entanto, o setor surpreendeu e apresentou um cenário bastante positivo. E as tendências do mercado imobiliário 2023 são bem interessantes.
Acompanhe o artigo que preparamos e saiba mais detalhes a respeito do assunto. Boa leitura!
Novo perfil de consumidor
Uma das principais tendências para o setor é o comportamento do consumidor. Essa é uma mudança que vem sendo desenhada nos últimos meses devido às necessidades trazidas pela pandemia. Assim, a perspectiva é de que a procura por um novo estilo de imóvel continue a crescer no ano de 2023.
Como as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa, viram a importância de ter um lar mais confortável e que seja capaz de proporcionar momentos agradáveis para toda a família. Com isso, os imóveis com boa distribuição de espaços passaram a estar no topo das preferências.
Opções com varanda para relaxar, com suíte para trazer mais privacidade e com escritório maior para garantir um bom home office passaram a despertar ainda mais o interesse. Além disso, os empreendimentos que proporcionam lazer e segurança também se tornaram mais procurados pelo consumidor que busca mais qualidade de vida em sua própria casa.
Taxas de crédito diferenciadas
Além do novo perfil de consumidor, os incentivos que facilitaram o crédito imobiliário também foram grandes responsáveis pela movimentação e crescimento do setor durante a pandemia. Com isso, muitas pessoas tiveram o estímulo para adquirirem seus imóveis próprios por meio dos financiamentos.
Apesar da alta na taxa Selic no ano de 2022, que impacta diretamente nos juros do financiamento imobiliário, a perspectiva é de que no próximo ano ela caia para 11,25%. Para o mercado imobiliário 2023, a tendência é de que o setor continue aquecido, mostrando que a busca por um imóvel está entre as prioridades de muitos brasileiros.
As tecnologias a favor do setor
Outro ponto que vem influenciando o setor é o uso das tecnologias. Com o avanço do digital, todas as áreas são impactadas e o ramo dos imóveis tem grandes vantagens. A utilização dessas ferramentas tem colaborado para manter o mercado em desenvolvimento e vem proporcionando melhores experiências aos consumidores.
Dentre os principais recursos presentes no setor, podemos destacar a possibilidade de visitação aos imóveis de forma digital, com vídeos 360º. Além disso, os contratos com assinatura digital também prometem estar cada vez mais presentes. Com isso evita-se os deslocamentos e facilita a vivência do comprador.
Como vimos, as tendências para o mercado imobiliário 2023 é que não haja uma mudança drástica se compararmos com os últimos dois anos. Mas teremos um cenário bastante favorável para os negócios. Ou seja, é um ótimo momento para investir no setor com mais segurança e lucratividade.
Amplie seus conhecimentos, entenda como funciona o financiamento habitacional da Caixa.