Como financiar um imóvel na planta?

O financiamento de um imóvel acarreta diversas dúvidas. E se você está se perguntando sobre como financiar um imóvel na planta, está no lugar certo!

Financiar um imóvel na planta é uma ótima opção para quem quer economizar, pois como o imóvel ainda não foi construído, geralmente será vendido por menos do que se você planeja comprá-lo após a conclusão.

Apesar disso, há muitas dúvidas sobre esse assunto, principalmente no que diz respeito ao financiamento do imóvel fabril e também quais cuidados devem ser tomados para obtê-lo.

Pensando em auxiliá-lo nesse processo, nós, da Graal Engenharia, trouxemos um guia do que você precisa saber sobre financiar um imóvel na planta. Acompanhe conosco e boa leitura!

BENEFÍCIOS E VANTAGENS DE FINANCIAR UM IMÓVEL NA PLANTA

Para financiar um imóvel na planta, muitas construtoras optam por negociar um número de unidades durante a fase de construção. Por isso, como  o processo de venda é mais fácil, é comum que quem busca comprar imóveis à saída da fábrica tenha boas opções. No entanto, este tipo de aquisição tem outras vantagens. 

Para muitos, a principal vantagem que justifica essa compra é  que uma dessas unidades sofre uma taxa alta, pois é comum um imóvel valorizado em torno de 30% do que o comprador pagou, incluindo o reajuste financeiro. 

Um dos maiores entraves para quem busca financiar a compra de um imóvel é a entrada, pois as instituições financeiras exigem  até 20% do valor do imóvel à vista para liberar o crédito imobiliário – esta é a aquisição de novos imóveis. Com isso, esse empréstimo imobiliário  se torna proibitivo para muitos brasileiros. 

Embora seja exigido um depósito de pelo menos 30% do valor cobrado pela entidade para aquisição dos imóveis da instituição, esse custo pode ser parcelado. Para  facilitar  a venda, algumas construtoras distribuem esses custos por toda a obra. 

Como o desenvolvimento ainda está em andamento, é bastante comum que muitas unidades  não sejam vendidas. Assim, o consumidor tem mais opções na hora de escolher sua futura casa. Você pode escolher os apartamentos mais desejáveis, como aqueles com sol da manhã ou os dos andares superiores. 

Por fim, se você comprar um imóvel da fábrica, existem construtoras que permitirão ao comprador personalizar  sua unidade. Dessa forma, o futuro morador pode escolher o acabamento que desejar sem  novos custos e reformas. 

Instalações modernas 

Uma das grandes vantagens do financiamento imobiliário não planejado é uma empresa moderna, cujas instalações atendem às exigências do mercado. As estruturas mais recentes refletem o padrão de vida atual e oferecem uma melhor integração dos espaços. 

As novas instalações também têm a vantagem da manutenção: se o imóvel for novo, elementos estruturais como encanamento, eletricidade e acabamentos só precisarão de reparos depois de muito tempo. 

Valorização do patrimônio 

Financiar os imóveis da instituição pode significar lucros significativos. A avaliação após  a conclusão do trabalho é de 30% do valor pago. Tal variação se justifica: por exemplo, risco e  tempo de espera afetam a depreciação do valor inicial. 

Se você escolher um bairro localizado em uma área com boas perspectivas de desenvolvimento, o lucro pode ser ainda maior. Nos próximos anos, a infraestrutura do local e os projetos de grandes empresas devem ser revistos. 

Entrada facilitada

A taxa de inscrição, que geralmente é o calcanhar de Aquiles das finanças organizadas, pode ser um grande atrativo para o planejamento do local. Embora o valor exigido seja geralmente maior que o imóvel concluído, é possível diluir o valor até a entrega das chaves. 

Além disso, a possibilidade de pagar um adiantamento maior traz outra grande vantagem: o valor total do financiamento e, portanto, as taxas de juros são menores. 

Planejamento 

O prazo de entrega das chaves permite um melhor planejamento. Os imóveis com planta baixa são escolhidos por jovens casais que precisam de tempo para organizar o casamento e se mudar. 

Também é possível planejar  a customização do ambiente, o que um imóvel pronto não consegue fazer com tanta facilidade. Respeitadas as possibilidades oferecidas pela construtora, é possível escolher desde  piso e ladrilhos até  instalação de bancada e pequenas alterações no projeto.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA FINANCIAR UM IMÓVEL NA PLANTA

Antes de financiar um imóvel na planta, você estará sujeito a  uma análise de crédito preliminar. Após a aprovação, deve ser assinado um contrato particular de compra e venda, documento que torna o comprador o proprietário dos direitos adquiridos sobre o imóvel. 

Portanto, de acordo com a lei, você tem o direito real de exigir a transferência do imóvel após o pagamento do valor acordado. 

Nesta fase, você receberá uma descrição do ativo. Este documento diz  tudo o que o imóvel em construção deve ter, como materiais, revestimentos de superfície e demais informativos. Além disso, são indicados o prazo de entrega das obras e outras informações importantes sobre o contrato. 

Para o financiamento de um imóvel na planta, deve ser enviado ao banco um conjunto de documentos, como CPF, RG, certidão de casamento ou  nascimento,  última declaração  de renda, comprovante de renda dos últimos 3 meses,  contrato assinado com a construtora e descrição do imóvel.

PROCESSO BUROCRÁTICO PARA FINANCIAR UM IMÓVEL NA PLANTA

Para conseguir financiar um imóvel na planta, o projeto deve ser avaliado e aprovado pelo banco. Nesses casos, a instituição financeira avalia as características da construtora e  do projeto para garantir que  tudo esteja em ordem com os documentos. 

Além do financiamento bancário, algumas construtoras oferecem  financiamento direto, ou seja, sem intermediário bancário. Nesta opção, o financiamento é feito diretamente com a construtora. 

Obter e negociar crédito fica mais fácil se você optar pelo financiamento com uma construtora, mas vale ficar atento às características dessa forma de pagamento, principalmente as taxas de juros, parcelamento, valores na hora da entrega das chaves e afins.

DICAS GERAIS PARA VOCÊ FINANCIAR UM IMÓVEL NA PLANTA

Essas dicas são essenciais para conseguir um bom financiamento de imóvel na planta:

  • Escolha bem uma construtora. Prefira empresas sérias, conhecidas e respeitadas; 
  • Realize várias simulações. Analisar taxas de juros e condições bancárias e verificar limites de crédito adequados ao seu perfil; 
  • Saiba quais documentos o banco e a construtora exigem, pois podem diferir; 
  • Não vincule mais de 30% de sua renda ao objeto financeiro; 
  • Mantenha o seu nome limpo no mercado; 
  • Faça um bom planejamento financeiro e esteja preparado para despesas adicionais como documentação, ITBI, registro, impostos, dentre outros.

Agora que você já sabe como financiar um imóvel na planta, assine a nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades do mercado imobiliário!

Equipe Graal Engenharia

Fontes:

Imóveis na Planta

Graal Engenharia

Graal Engenharia

COMPARTILHE:

Veja também