Como funciona o financiamento habitacional da Caixa

Tudo o que você precisa saber para começar a trilhar seu sonho com tranquilidade

Comprar a casa própria é um dos seus planos para o futuro? Então, é hora de dar o próximo passo sem medo de errar. Com planejamento financeiro, você conquista seu imóvel e sai do aluguel em pouco tempo.

Dos dispositivos para financiar a casa própria, o mais popular é, com certeza, o financiamento imobiliário. Consiste em pegar um empréstimo no banco para construção de imóvel. Nesse processo, existe a possibilidade de imóvel novo – na planta ou já construído –  ou mesmo um imóvel usado.

Muitos bancos oferecem financiamento. O que os diferencia são as condições de pagamento. É o caso das taxas de juros, a duração dos contratos e quanto do valor do imóvel pode ser financiado.  

Hoje vamos falar sobre o financiamento habitacional da Caixa Econômica Federal, um dos mais populares e viáveis para você. Mas, antes, atenção aos pré-requisitos:

  • ser brasileiro nato ou naturalizado ou, se estrangeiro, detentor de visto permanente no país;
  • ser maior de dezoito anos ou emancipado;
  • possuir capacidade civil, ou seja, de acordo com o Código Civil, não ser menor de 16 anos, não possuir enfermidade ou deficiência mental que impeça o discernimento ou que não esteja com capacidade para exprimir a própria vontade, mesmo transitoriamente, e que não seja ébrio habitual ou viciado em drogas;
  • possuir idoneidade cadastral;
  • não ultrapassar 80 anos e seis meses na soma da sua idade ao prazo de amortização, o que é verificado para a cobertura do seguro habitacional;
  • não ser proprietário e não estar em processo de compra de outro imóvel residencial na mesma cidade em que reside, caso queira utilizar recursos do FGTS;
  • ter capacidade de pagamento, o que você poderá comprovar na simulação que fará durante o passo a passo a seguir.

Como você verá mais adiante, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é uma arma para amortizar a entrada. Poucas coisas podem ser feitas com o FGTS inativo, não é? Mas, é possível financiar um imóvel usando esse dinheiro e, assim, transformá-lo em investimento.

Então, acompanhe os passos que você deve tomar para financiar sua casa própria:

Passo a passo do financiamento habitacional da Caixa

1) Faça uma simulação

A simulação é, normalmente, o primeiro contato com o universo do financiamento imobiliário. Simular evita que você ultrapasse suas possibilidades de valores. O Simulador Habitacional Caixa pode ajudar bastante nessa etapa.

2) Escolha o seu imóvel

Após simular e ter a noção exata de sua realidade financeira, é hora de procurar o imóvel ideal para você. Importante salientar que só está apto a adquirir um financiamento quem não tiver nenhuma restrição cadastral. Resolver pendências é pré-requisito básico para se candidatar a um financiamento imobiliário.

Para te ajudar nessa escolha, a Graal Engenharia tem 3 excelentes opções de imóveis na planta que fazem parte do Programa Casa Verde Amarela e que, portanto, aceitam financiamento pela Caixa Econômica:

Gostou, né? Então, escolha o seu e bora para o próximo passo!

3) Analise a situação do imóvel

Depois de encontrado o imóvel, é hora de verificar suas condições. O imóvel é a garantia do financiamento, portanto deve estar plenamente regular. Também não pode haver qualquer pendência judicial e deve estar devidamente registrado no Cartório de Registro de Imóveis da cidade. No caso de um imóvel novo, há a necessidade de conferir a documentação do empreendimento para verificar se está tudo certo. No caso de imóvel usado, essa verificação deverá ser feita junto ao proprietário.

4) Envie a sua documentação

Nesse momento, você já deve apresentar cópias e originais dos seguintes documentos pessoais:

  • RG e CPF, inclusive do cônjuge, se for o caso;
  • comprovante de estado civil;
  • Certidão Conjunta Negativa de Débitos relativos a Tributos Federais e Dívida Ativa da União ou Certidão Conjunta Positiva com Efeito de Negativa desses mesmos débitos;
  • extrato do FGTS e Certidão Negativa de Propriedade de Imóvel, se for usar recurso do Fundo;
  • comprovante de renda (também do casal, se for o caso, que inclui holerite, extrato bancário e declaração de Imposto de Renda – IR). Além do IR e extratos, autônomos podem apresentar a Declaração Comprobatória de Recepção de Rendimentos (Decore) feita pelo contador e ainda recibos de recebimentos, contratos de prestação de serviços e declaração do sindicato; outros casos devem ser orientados pelo banco.

No caso de imóvel usado, devem ser apresentados os documentos do proprietário que comprove que não há impedimentos sobre ele. Em caso de imóvel novo, geralmente é solicitada apenas a matrícula.

5) Aguarde a tramitação na Caixa

Documentação enviada, é hora do banco avaliar o imóvel. A análise técnica das suas condições de financiamento demora em torno de 30 dias. Nessa etapa, também é providenciado o seguro habitacional, que é obrigatório para qualquer financiamento imobiliário. Ele protegerá você e o imóvel durante o tempo de financiamento. No caso de algum imprevisto, o seguro pode até quitar o resto das parcelas.

6) Assine e registre o contrato

A instituição financeira fará contato para conferir os dados e emitir o contrato, que será enviado para assinatura e registro no Cartório de Registro de Imóveis. Esse registro formaliza a operação de compra e venda e é obrigatório.

Quais são os benefícios do financiamento? 

Sim, nós entendemos que financiar um imóvel é uma das decisões mais importantes da vida de alguém. Mas, as vantagens de ter uma casa própria valem a pena:

  • Você não precisa pagar aluguel;
  • Acesso ao valor do Fundo Garantidor (FGTS);
  • Comprar um imóvel é um ótimo investimento.

Como você viu, financiamento não é um bicho de sete cabeças, e a Graal Engenharia já apresentou três lindos empreendimentos para você conhecer e se apaixonar! Então, é hora de arregaçar as mangas e dar início ao seu melhor projeto de vida: realizar o sonho da casa própria. Fale com a nossa equipe!

Graal Engenharia

Graal Engenharia

COMPARTILHE:

Veja também