Este é o melhor momento para investir em imóveis no Brasil?

É certo que a aplicação de capital em imóvel soa, frequentemente, como uma excelente opção de rendimento. Ocorre que há algumas oscilações que podem fazer disso uma dúvida dos receosos investidores. Sendo assim, nada mais natural de haver aqueles que estejam se perguntando se este é o melhor momento para investir em imóveis no Brasil

Na contramão de um recente cenário não tão positivo quanto esperava-se, a valorização do setor imobiliário endossa a certeza de que essa pode ser uma escolha certeira. Deste modo, para que você saiba o que os especialistas dizem a respeito, nós, da Graal Engenharia, apresentamos o artigo abaixo. Acompanhe conosco e boa leitura!

DESAFIOS

Apesar dos desafios, 2022 foi um ano positivo para o mercado imobiliário. Empresas e consumidores foram incentivados a comprar e alugar imóveis. Este ano, no entanto, o setor começará a avaliar seus próximos passos em  um cenário de altas taxas de juros, incerteza financeira e jurídica e declínio da confiança do consumidor e do investidor. 

O mercado imobiliário é cíclico e depende do crescimento econômico,  geração de empregos, renda e confiança dos investidores. Portanto, muitos participantes do mercado estão relutantes em tomar empréstimos diante de uma possível recessão global, que pode esfriar ainda mais o setor ao longo do ano. 

Esses movimentos levam à necessidade de articulações mais estratégicas e precisas, focando principalmente em imóveis de alta qualidade, onde o preço tem menor impacto na decisão de compra. Tudo depende da política do governo em relação aos trabalhadores com baixos salários. Independentemente da poupança e do poder de compra, empréstimos mais baratos permitiriam um novo crescimento no setor e estimulariam novas atividades comerciais.

Grandes portais financeiros como o FolhaInvest já sinalizam o crescimento do setor para 2020. Segundo a publicação, o mercado imobiliário tem dado claros sinais de recuperação em 2019. A região deve ser um motor de crescimento econômico. este ano o aumento foi de 3 por cento. É esse cenário otimista de especialistas e investidores que aponta para o mercado imobiliário como uma forma atraente de ganhar dinheiro.

INVESTIMENTOS

Os produtos de investimento no mercado imobiliário têm pesos diferentes. Os investimentos diretos foram feitos em imóveis. O investimento também é possível de forma indireta, por meio de Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) ou  títulos lastreados em imóveis. 

Os nomes mais comuns são Certificados de Reivindicações Imobiliárias (CRI), que fornecem dinheiro para alugar ou desenvolver imóveis. Também inclui títulos e ações de empresas do ramo, como incorporadoras. Os investimentos industriais investem em vários ativos. Pode ser título, pode ser ativos reais, como armazéns, shopping centers, arranha-céus comerciais  e, mais recentemente, terrenos e residências. 

Em 2022, o mercado financeiro foi mais longe. Foi um ano de investimentos significativos em imóveis do setor agrícola, que, além dos imóveis, também puderam investir na produção e nela participar. Fundos imobiliários recebíveis foram, igualmente, outro diferencial da expansão, principalmente pela rentabilidade com rentabilidade anual de até 16%, boa liquidez e menor volatilidade.

TRANSIÇÃO GOVERNAMENTAL

Durante o período de transição do governo, os participantes do mercado estão atentos aos caminhos que norteiam a estratégia financeira. Esse fator é fundamental para determinar o desenvolvimento tecnológico de 2023. 

É possível avançar na reforma tributária para que a indústria avance de forma mais moderna e sistemática. O grande desafio do governo neste ano é atuar para mitigar os efeitos do aumento dos juros e da inflação. Com a melhora desses indicadores, o mercado imobiliário deve afetar rapidamente o aumento do poder de compra dos moradores.

AMBIENTES DE TRABALHO

O que a reformulação do modelo de trabalho tem a ver com o processo de investimento em imóveis no Brasil? Depois de anos se adaptando ao trabalho remoto, os escritórios voltaram aos holofotes em 2022 e devem continuar em destaque no ano que vem. 

Estas salas foram reformatadas. Eles agora se concentram na coexistência para criar uma experiência positiva para os funcionários como uma estratégia de retenção de talentos. Para isso, a procura por imóveis comerciais deve aumentar em 2023, e a mudança também afeta outros tipos de imóveis. 

Com o início dos trabalhos de escritório, ainda que parcialmente, os grandes centros voltaram a ter um cotidiano mais prático. Há uma demanda crescente por imóveis arejados, com luz natural, bastante espaço social compartilhado, serviços completos e um ambiente  com tecnologia privada. 

Devem continuar sendo cada vez mais valorizadas as edificações certificadas segundo as práticas de desenvolvimento sustentável, assim como as edificações voltadas para o bem-estar dos moradores.

INVESTIR EM IMÓVEIS

A perda com um investimento imobiliário é muito pequena. Isso ocorre principalmente porque a demanda por imóveis é constante. Afinal, todas as atividades diárias como morar, trabalhar, ir ao banco, academia, restaurantes, dentre outras referem-se justamente a imóveis. Além disso, investir dinheiro no mercado imobiliário garante imunidade à insolvência bancária, tornando essa prática a forma de investimento mais estável do mercado. 

Outro grande bônus do mercado imobiliário é que ao investir seu dinheiro no ramo, o valor do imóvel muda além das oportunidades de renda. Dependendo de vários fatores, mas olhando para o cenário favorável do setor, o retorno é garantido. 

Utilizar o dinheiro de várias maneiras ajuda a reduzir os riscos do investimento e, quando o mercado imobiliário está em pleno andamento, o setor imobiliário é um investimento razoável e seguro. É também um bom mercado para garantir rendimentos a médio e longo prazo. 

Imóveis de renda – ou seja, imóveis para locação com renda mensal fixa – fornecem renda passiva, uma forma de renda do imóvel, que é majoritariamente corrigida pelo IGPM. Essa demanda de aluguel é constante, porque em alguns casos é mais barato alugar do que comprar um imóvel. 

Além disso, a maioria das empresas procura imóveis para alugar no mercado corporativo por custos fixos, em vez de ativos fixos. Por isso, a demanda por imóveis para locação está sempre presente mesmo em tempos de crise, o que torna todos os cenários favoráveis ​​ao investidor.

A Graal Engenharia tem comprometimento com a sua qualidade de vida. Oferece empreendimentos que correspondem às suas necessidades e serão, constantemente,  um excelente investimento. Venha nos conhecer!

Aproveite para assinar a nossa newsletter para não perder nenhuma novidade sobre o setor imobiliário!

Equipe Graal Engenharia

Referências:

https://imoveis.estadao.com.br/geral/saiba-o-que-esperar-do-mercado-imobiliario-em-2023/;
https://forbes.com.br/forbes-money/2023/01/este-sera-um-bom-ano-para-o-mercado-imobiliario/;
https://www.dlegend.com.br/blog/agora-e-a-hora-de-investir-em-imoveis/
Graal Engenharia

Graal Engenharia

COMPARTILHE:

Veja também